O que significa U.N.C.L.E.?


U.N.C.L.E. significa United Network Command for Law and Enforcement. Ou (numa tradução livre) Comando da Rede Unida pela Lei e sua Aplicação. Os filmes de espionagem dos anos 1960 usavam muitas siglas reais ou imaginárias de organizações secretas. 

Mas a escolha da sigla U.N.C.L.E. foi uma jogada de mestre do criador da série, Sam Rolfe. "U.N." é a sigla em inglês da ONU. As organizações ligadas às Nações Unidas geralmente começam por UN - UNESCO, UNCTAD,  UNEP, etc. Ao colocar as duas letras no início da sigla, Rolfe sugeriu que a UNCLE poderia ser o braço secreto da ONU. E reforçava isso ao mostrar sempre o edifício das Nações Unidas antes da sede secreta da UNCLE.

Rolfe fez mais para alimentar o mito. Nos créditos finais de cada episódio havia um agradecimento "à U.N.C.L.E., sem a qual a realização desta série não seria possível". Esse detalhe ajudava a criar a ideia de que a organização era real. Resultado: houve uma onda mundial de pedidos para filiação à U.N.C.L.E. E os produtores da série espertamente distribuíam pelo correio carteirinhas de identificação aos interessados. Carteirinhas, aliás, assinadas pelos próprios produtores Norman Felton e David Victor.

Comments

  1. MUITO BEM EXPLANADO EU ERA FUN DA SÉRIE NA ÉPOCA E ADOREI O FILME ESPERO QUE TENHA UMA SEQUENCIA, A PROPÓSITO A ATRIZ ALICIA VIKANDER (SUÉCA) É MUITO GATA.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular Posts